Pular para o conteúdo principal

Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Demóstenes

Reunião do Conselho de Ética desta segunda (25), em que os integrantes aprovaram, por unanimidade, o parecer do relator Humberto Costa que recomenda a cassação do mandato de Demóstenes Torres (Foto: José Cruz/ABr)
        O Conselho de Ética do Senado aprovou na noite desta segunda-feira (25), por unanimidade (15 votos a favor e 0 contra), relatório que pede a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres pelo elo com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Para se efetivar, a perda de mandato ainda precisa passar poser votada no plenário da Casa, onde o voto é secreto.r análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois ser votada no plenário da Casa, onde o voto é secreto.
       A maioria dos integrantes do conselho seguiu o entendimento do relator, Humberto Costa (PT-PE), para quem Demóstenes quebrou o decoro e usou o mandato parlamentar para tentar beneficiar o contraventor, preso no fim de fevereiro na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Gravações da PF mostraram Cachoeira e Demóstenes conversando sobre votações. O senador chegou a ganhar um celular habilitado nos Estados Unidos para conversar com o bicheiro.No parecer, Costa recomendou a cassação em parecer de 79 páginas, lido em aproximadamente três horas. "Estamos diante de, lamentavelmente, um mandato parlamentar corrompido. [...] Afirmo, sem tergiversar, que o senador Demóstenes Torres teve um comportamento incompatível com o decoro parlamentar: percebeu vantagens indevidas e praticou irregularidades graves no desempenho do mandato", disse Humberto Costa.
       Na sessão, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que Demóstenes foi alvo de um "massacre" e de "vazamento criminoso" das gravações da Polícia Federal que apontaram uma ligação entre o parlamentar.  "Os vazamentos foram um massacre à pessoa de um senador. [...] O vazamento foi criminoso, covarde e foi direcionado", disse Kakay durante o tempo que teve no Conselho de Ética para defender o senador. Após a apresentação do relatório, o senador Mário Couto (PSDB-PA) criticou a fala do advogado de Demóstenes, que pediu que o caso Demóstenes seja encaminhado para o plenário do Senado, onde a votação do processo será secreta. Dle defendeu o voto aberto.
        "Jamais vi na minha vida uma defesa pedir a condenação. O que é isso? O que estamos vendo? A defesa pedir a condenação da pessoa que defende. Peço meu desligamento antecipado desse Conselho de Ética se o plenário do Senado inocentar o senador Demóstenes Torres com todas as provas. Traga o caixão do Senado Federal, enterre o Senado Federal. Sepulte de uma vez."
           O último senador a ter a cassação aprovada pelo Conselho de Ética foi Renan Calheiros (PMDB-AL), em 2007, após acusação de ter recebido recursos de uma construtora para pagar despesas pessoais da jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha. O plnário do Senado, no entanto, rejeitou a cassação.
Fonte: G1