Pular para o conteúdo principal

Reunião da Sudene faz balanço das ações de enfrentamento à estiagem


A 16ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene reuniu nesta sexta-feira (9), em Salvador (BA), os conselheiros da autarquia e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, da Presidente Dilma Roussef; dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro; e do superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim.
A reunião aconteceu a portas fechadas. Os principais pontos discutidos foram os Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Na ocasião foi feito um balanço das ações realizadas para o enfrentamento da estiagem e foram assinados termos de compromisso do PRO-SECA com os Estados da região semi-árida. Para o Rio Grande do Norte foram assinados, pelo Ministério da Integração Regional, a obra do sistema Adutor Umari- Campo Grande e da ampliação do Sistema Adutor Integrado Pendências, Macau, Guamaré e Baixa do Meio. Já pelo Ministério das Cidades, o RN foi contemplado com a assinatura do termo de compromisso do PRO-SECA para a ampliação do sistema de abastecimento de água de Assu e da ampliação do sistema adutor de abastecimento de água de Caicó.
Também foi discutida a proposição que trata de alterações da programação do FNE do exercício de 2012 relativas à exclusão da restrição a projetos de alta relevância e estruturantes; à flexibilização da distribuição do financiamento entre médio e grande porte; e à elevação das disponibilidades do Programa Emergencial para a Seca, em R$ 500 milhões, passando a disponibilidade total a R$ 1,5 bilhão.
Os conselheiros votaram também, proposições referentes ao Programa de Aplicação dos Recursos do FNE para o exercício de 2013; as prioridades para aplicação dos recursos do FDNE no exercício 2013; a regulamentação dos procedimentos operacionais para a aplicação de 1,5% dos recursos do FDNE para custeio de atividades em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia de interesse do desenvolvimento; e aos novos ajustes na programação de 2012 do FNE, relativos à alocação adicional de recursos para os segmentos de agricultura e pecuária (FNE Rural) e ao FNE Comércio e Serviços.