Pular para o conteúdo principal

PÓLO SERIDÓ LANÇA CATÁLOGO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS


Os representantes do Polo Seridó de Turismo se reuniram nesta quarta-feira, 05, para a última reunião ordinária do Conselho de Turismo da região. O encontro, coordenado pelo secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes, aconteceu na Pousada Colina dos Flamboyants, em Cerro Corá. Dentre os assuntos discutidos, estava a validação do diagnóstico emergencial do pólo, além de apresentações de projetos turísticos dentro dos municípios que integram o conselho.
Para o Secretário Estadual de Turismo, Renato Fernandes, não se pode planejar, sem ter em mãos um raio X da situação de cada município. “E é isso que o diagnóstico traz. A real situação de como estão esses municípios, não só no que se refere ao turismo, mas a tudo que está agregado ao turismo, como a situação das rodovias, dos transportes intermunicipais, do saneamento, dos restaurantes, das hospedagens, enfim. Esse diagnóstico é importantíssimo para que nós possamos elaborar um grande programa de interiorização do turismo, que é uma das metas da Secretaria Estadual de Turismo”, afirmou Renato.
Na ocasião, o Sebrae no Rio Grande do Norte lançou o catálogo de serviços turísticos da região do Seridó. “Este é um trabalho inédito, fruto de uma parceria do Sebrae, dos municípios e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde foi inventariado todos os equipamentos turísticos do Pólo Seridó com seus 25 municípios”, afirma o Gestor do Sebrae-RN no Território da Cidadania, Yves Guerra.
O Catálogo traz diversas informações relevantes e dicas para quem pretende conhecer uma das regiões mais importantes, turística e economicamente, do Estado. “São dicas de onde comer e onde se hospedar, dicas de lazer e muito mais. Tudo isso com muitas fotos, ilustrando os principais pontos turísticos de cada cidade do Pólo. Sem dúvidas é o trabalho mais completo do gênero, já produzido”, completa Yves.
“O Guia é uma das ferramentas mais importantes para o fomento do turismo no Seridó. É a simplificação de um grande estudo realizado em todos os municípios do Seridó, mostrando o que a região tem de melhor para oferecer ao turista, seja na cultura, seja na gastronomia, ou em qualquer outra área”, relatou o Diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti Júnior.
Ainda dentro da programação, houve a apresentação das ações desenvolvidas ao longo de 2012, do programa Sebrae no Território da Cidadania, que tem como objetivo promover o fortalecimento das cadeias produtivas em quase 800 cidades brasileiras e as perspectivas do programa para o ano de 2013.
Também estiveram presentes na reunião, o prefeito de Cerro Corá, Raimundo Borges, o presidente da ADESE, Galvão Freire, os gerentes dos escritórios regionais do Sebrae de Currais Novos e Caicó, Sheyson Medeiros e Pedro Alexandre respectivamente, secretários municipais de turismo e representantes de várias prefeituras da região, além de representes de diversas instituições da sociedade civil organizada.