Pular para o conteúdo principal

Câmaras de João Pessoa e Campina Grande aprovam título de ‘persona non grata’ para Neymar

Câmara de João Pessoa aprovou por unanimidade título de 'persona non grata' para Neymar (Foto: Renata Vasconcellos/Globoesporte.com)

A Câmara de Vereadores de João Pessoa aprovou na manhã desta quarta-feira (24) o título de “persona non grata” para o jogador Neymar, do Santos e da seleção brasileira, após o atleta ter supostamente se referido aos jogadores do Flamengo do Piauí como “paraíbas” de maneira preconceituosa. O caso aconteceu no jogo em que o Santos venceu o Flamengo do Piauí por 2 a 0, no dia 17, no estádio da Vila Belmiro, em Santos. O título foi aprovado por unanimidade na casa legislativa da capital. Na terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de Campina Grandeaprovou um “voto de repúdio” contra o jogador, também por unanimidade, pelo mesmo motivo.
O requerimento do parlamento municipal de Campina Grande é apenas simbólico, serve apenas para registrar indignação. Por sua vez, o título de “persona non grata” dado pela Câmara de João Pessoa, impede que o jogador possa ser eventualmente homenageado pela cidade, de acordo com regimento da Casa. O voto de repúdio aprovado em Campina Grande foi de autoria do vereador Alexandre do Sindicato, que em suas justificativas criticou o “tom pejorativo” usado pelo atleta. “Ai daquele povo se não fossem os nordestinos. Isto tudo é lamentável”, comentou o parlamentar.
Depois do posicionamento da Câmara de Campina Grande, nesta quarta-feira foi a vez da Câmara de João Pessoa se manifestar e aprovar um título de “persona non grata” contra o atleta. Os dois documentos foram acatados por unanimidade.