A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), anunciou os pleitos que serão levados por ela à presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira (2), durante reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), em Fortaleza (CE). Na ocasião, os onze Estados abrangidos pela Sudene discutirão as medidas para combater a estiagem, que atinge o semiárido nordestino. Segundo a gestora potiguar, dentre as necessidades estão a desburocratização e o crédito rural estendido.
Rosalba Ciarlini explica que os pedidos apresentados pelo RN vem sendo discutidos e definidos durante as reuniões semanais do Comitê de Combate à Seca no Estado, que acontecem todas as segundas-feiras. “Nós discutimos os assuntos relacionados à seca semanalmente e vamos levar exatamente o que é sentimento de todos e do Governo do Estado. Precisamos levar o socorro à nossa população e não podemos esperar”, disse.
Ainda segundo a governadora, o RN vai pleitear a liberação mais rápida dos recursos para perfuração de poços, construção de adutoras e cisternas, e a ampliação da Bolsa Estiagem e do Seguro Safra até, pelo menos, o final do ano. Já que a meteorologia prevê a continuidade da estiagem.