O primeiro Papa do mundo globalizado e intercomunicável por redes de computadores e pessoas tem hoje (02) uma data de lembrança para todos os católicos no mundo inteiro.
São oito anos sem João Paulo II, de nome de bastimo Karol Józef Wojtyła, nascido em 18 de maio de 1920 vindo a falecer em 2 de abril de 2005, com a doença de Parkinson muito avançada. Em 31 de março de 2005 teve uma infecção urinária e entrou em choque séptico
Em torno das 15h30min, João Paulo II falou suas palavras finais,“pozwólcie mi odejść do domu Ojca”, ou seja, “deixe-me partir para a casa do Pai”. Em seguida entrou em coma por quatro horas, falecendo às 21:37 de um choque séptico e de um colapso cardiovascular circulatório irreversível, 46 dias antes de completar 85 anos.
Considerado como o maior líder da Igreja Católica, até hoje o mundo católico tem forte lembrança das atitudes e ações do Pontificado que iniciou as Jornadas Mundiais da Juventude.
Assim como Francisco, João Paulo II foi o único Papa eslavo e polaco até o momento, além de primeiro não-italiano desde o Papa Adriano VI em 1522. Francisco é o primeiro a usar este nome, primeiro latino-americano, primeiro argentino e retoma a um pontificado não europeu.