Pular para o conteúdo principal

Vivaldo enaltece trabalho do PROERD e pede urgência no tratamento aos dependentes químicos


Em sessão ordinária na Assembleia Legislativa, o deputado Vivaldo Costa (PR) fez um apelo para que a sociedade do Rio Grande do Norte, além das entidades e o governo estadual e federal, possam priorizar ações de educação, tratamento e combate aos efeitos das drogas. O parlamentar enalteceu o trabalho que vem sendo realizado no estado pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Vivaldo Costa, se disse preocupado como médico principalmente com a inexistência de programas específicos para tratar os dependentes, que ficam literalmente misturados com portadores de doenças mentais. “Não existe uma linha de tratamento em nenhuma esfera do governo, nem a nível estadual, nem municipal e por hora é a prevenção o único caminho”, afirmou.

Na sua avaliação, é um erro levar os dependentes químicos para serem tratados nos Caps, os Centros de Assistência Psicossocial, a única opção existente no SUS: “É um erro pior, que complica a situação. Minha voz é mais uma a fazer este apelo para que toda a sociedade do RN, órgãos de classe e pais de família vejam como prioridade o tratamento do dependente químico. É preciso urgentemente que a sociedade pare e se organize para saber como vai enfrentar o crack”, disse.

Além do Papa Jerimum o deputado Hermano Moraes também falou sobre o assunto.