Pular para o conteúdo principal

Preocupado com a crise financeira, Prefeito de Florânia reúne equipe e pede contenção de gastos

Economizar. Essa é a nova palavra de ordem na Prefeitura de Florânia. A determinação é do prefeito Júnior de Januncio (PSD) em decorrência da crise econômica que afeta de maneira significativa o orçamento do município. A ordem foi dada durante reunião do prefeito com todo o secretariado e coordenadores no Palácio das Flores, ocorrida na tarde desta terça-feira (19).   
O impacto da crise nas finanças de Florânia já causou uma perda de R$ 600.000,00 em 2013. Foram 31% de queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. Mesmo com as perdas, o prefeito Júnior de Januncio está trabalhando para conter gastos e tentar manter o orçamento equilibrado. “Nossa prioridade é pagar o funcionalismo em dia, continuar as ações que estão em andamento e honrar compromissos com os fornecedores”, afirmou.
O secretário municipal de Finanças, Miquéias Araújo, explica que este é um momento de cautela. “É preciso ajustar as contas da Prefeitura para manter o equilíbrio. O que significa conter despesas”, diz.
Dentre as metas prioritárias, segundo o prefeito, está à contenção de despesas em todas as áreas. Desde o início do ano, Júnior já havia solicitado para cada secretário a prática de ações de economia de telefone, energia elétrica, combustível, material de escritório, por exemplo. Ainda segundo o prefeito, enquanto pendurar a crise, as diárias também serão suspensas por meio de Decreto.
“Cada centavo economizado se reverte em investimentos para a própria população, remédios, médicos nos postos de saúde, reformas, compra de equipamentos, uniformes para os estudantes, merenda de melhor qualidade. É necessário trabalhar com responsabilidade e dialogar com cada secretário, a situação econômica do município é muito ruim devido à falta de aumento de recursos nos repasses do Governo Federal. A variação da receita não acompanha o aumento salarial”, afirmou o prefeito.