Pular para o conteúdo principal

Em parceria com o DNA Center, Governo reativa programa “Pai Presente”

20140405-071344.jpg
O Governo está reativando o programa “Pai Presente” e parceria com o Laboratório DNA Center, vai garantir a realização de 600 exames de DNA gratuitos.
Deste total, 450 serão exames feitos com entes vivos e 150 ‘post-mortem’.

O programa visa descobrir ou confirmar quem é o pai de crianças e jovens cujas famílias não têm condições financeiras de pagar por um exame de DNA.
Terão prioridade os procedimentos que ficaram pendentes em 20-3.

“São exames para processos de reconhecimento de paternidade que estão pendentes na Justiça. Vamos realizar os exames no próprio laboratório DNA Center em Natal. O procedimento é simples: a coleta de material genético é feito sempre com a presença da mãe, filho e suposto pai. Nos casos em que o exame dá um resultado negativo, o procedimento é repetido”, explicou o bioquímico Roberto Chaves, do DNA Center.
*

Segundo Roberto Chaves, o exame de DNA identifica e compara várias regiões do DNA do (a) filho (a), da mãe e a do pai.
Durante o teste são analisados os padrões de DNA que uma pessoa herdou da mãe e a outra metade do pai.
Os padrões do filho (a) são, primeiramente, comparados com os da genitora.
“Os que não correspondem aos padrões maternos são, portanto, obrigatoriamente provenientes do lado paterno. Se o homem testado não possuir esses padrões em seu DNA, ele certamente não é o pai biológico”, explica o especialista.

Para realizar testes de reconhecimento de paternidade, basta procurar uma das unidades do DNA Center e consultar as condições oferecidas pelo laboratório.