Pular para o conteúdo principal

Americanos e italianos agradecem ao Governo do RN pela acolhida durante a Copa

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu hoje dois ofícios das Embaixadas dos Estados Unidos e da Itália.
Nos dois, mensagens de parabéns e gratidão à chefe do executivo estadual pela recepção, pela organização e pela “assistência excepcional” e “excelente apoio” prestados às duas delegações durante a Copa, em Natal. 
Dos Estados Unidos veio o maior número de turistas a Natal e o jogo na Arena das Dunas registrou recorde de audiência na ESPN americana, com 11 milhões de espectadores.
E a Itália, que já costuma enviar turistas à capital potiguar, também se mostrou presente nas ruas, no Estádio e na cultura local, com exposição do italiano Fabio Massimo Caruso, hospedada na Pinacoteca do Estado.
“Essa exposição despertou grande interesse e foi realizada com sucesso”, comentou a embaixadora Raffaele Trombetta, que também agradeceu o “excelente apoio ao núcleo consular móvel da Embaixada da Itália, a qual, juntamente com as Polícias militar e civil, muito trabalhou para que o evento pudesse se realizar da melhor forma possível”. 
A embaixadora também mostrou interesse em manter relações para futuros projetos: “Por esta excelente colaboração (…) espero que nos próximos meses possamos trabalhar na realização de outros projetos econômicos e culturais e intensificar ainda mais as já positivas relações existentes entre o Rio Grande do Norte e a Itália”, concluiu.
No período da partida Estados Unidos X Gana, mais de 20 mil americanos promoveram a “segunda invasão” americana em Natal.
A presença do vice-presidente Joe Biden também marcou história na cidade e demandou planejamento estratégico e articulação entre diferentes setores da administração estadual para manter a segurança e a comodidade da autoridade e da delegação norte-americana.
A recompensa foi demonstrada no ofício da Embaixada dos Estados Unidos: “Gostaria de expressar a minha gratidão (…) pela assistência excepcional prestada durante a preparação e a visita do Vice-Presidente Biden ao seu estado. Os incansáveis esforços de todos foram incomparáveis e muito contribuíram para uma visita bem sucedida para assistir ao jogo entre EUA e Gana”.
A embaixadora Liliana Ayalde também elogiou a segurança oferecida: “aos atiradores de elite e proteção aproximada durante os deslocamentos do comboio”; e ao Departamento de Polícia Federal durante o reconhecimento de cada local visitado. Segundo Ayalde, esse empenho garantiu “ambiente seguro” e o “trabalho árduo e profissional de todos foi imprescindível e muito apreciado”.
 
IMG_6173.PNG