Pular para o conteúdo principal

Saibam o que significa Síndromes Metabólicas

Você é hipertenso? Diabético? Sofre de isquemia, dislipidemia ou hiperinsulinêmia? Ou até mesmo é inato de atividade física e tem uma má conduta alimentar?
CUIDADO, você pode está com síndromes metabólicas!

A síndrome metabólica seria a somatória de vários distúrbios, sendo caracterizado na presença de pelo menos três desses fatores: Diabetes tipo II, hipertensão arterial, resistência insulinêmica, hiperinsulinêmia, obesidade e até dislipidemia.
Um dos grandes agravantes dessa síndrome é a obesidade (acúmulo de tecido adiposo, isso é, gordura). Sendo ela caracterizada por obesidade central e periférica. Então faça o seguinte: Vá à frente de um espelho, se você perceber um maior acumulo de gordura na parte abdominal, caracterizando seu corpo com uma aparência de “maça”, cuidado, dependendo do nível de gordura armazenada, você poderá está ou entrar na faixa da obesidade (Jean Vogue, 1947).
As outras doenças associadas às síndromes metabólicas podem ser causadas por vários outros fatores que não iremos focar nessa publicação, mas que devem ser diagnosticado e tratado por um profissional apto.
O principal e mais eficaz “tratamento” para essa patologia e complicações associadas passa por uma ampla mudança nos hábitos de vida, nomeadamente uma alimentação mais saudável e práticas de exercícios físicos regular com perca do excesso de peso, deixar de fumar e moderar no consumo de álcool. Como os fatores encontram-se interligados, a melhoria de um dos aspectos da síndrome metabólica levar a uma melhoria global de todo o quadro clínico (NIH- Departamento de saúde e serviços humanos dos Estados Unidos).
E então, vamos nos exercitar¿ Convide um amigo, familiar, seu cachorro e comece a praticar uma atividade física, só o que não pode é ficar parado!

“O único método até hoje cientificamente seguro de manter
o homem biologicamente mais jovem, é o treinamento corporal”(
Maegerlein/Hollmann 1975 ). Via: Brenno Santos