Pular para o conteúdo principal

Bispo que conclamou o povo “a pisar na cabeça da jararaca” é nomeado pelo Papa Arcebispo de Diamantina

O Papa Francisco nomeou hoje S.E. Mons. Darci José Nicioli, C.SS.R., como novo arcebispo metropolita de Diamantina (Brasil).
 
Dom Darci José Nicioli
Foto: Arq.Aparecida
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mas o fato é que o bispo que conclamou o povo “a pisar na cabeça da jararaca” no domingo passado, também foi nomeado hoje, por sua Santidade o Papa Francisco, arcebispo de Diamantina, segundo informou a sala de imprensa da Santa Sé.
Contudo, Dom Darci, até então bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida, SP, teve forte presença na imprensa nacional, depois do último domingo quando pronunciou a sua homilia sobre “a graça de pisar a cabeça da serpente”.
No final de uma oração, Dom Darci foi mais explícito: “Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente. De todas as víboras que existem e persistem em nossas vidas”, pregou. “Daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente. Vencer o mal pelo bem, por Cristo nosso Senhor”, concluiu.
A homilia foi pronunciada exatamente dois dias após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comparar a uma jararaca para dizer que sobreviveu à ofensiva da Operação Lava Jato desencadeada sobre ele na última sexta-feira (4).
Em discurso a militantes e à imprensa após ter sido levado pela Polícia Federal para prestar depoimento sobre suspeitas de ocultação de patrimônio e ligação com o escândalo do petrolão, Lula disse que “se tentaram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. A jararaca tá viva, como sempre esteve”.
Sem querer ser mais explícito, em nota à um jornal local, o arcebispo afirmou que deixa a interpretação das suas palavras para cada um dos brasileiros.