Pular para o conteúdo principal

Viva a Rio Branco recebe ação de conscientização sobre o autismo

Na tarde de ontem a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR) realizou no Memorial da Resistência uma campanha sobre a conscientização do autismo. Nesta segunda (2) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, sendo quase 2 milhões de brasileiros, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas. A ação no Memorial teve apoio do Município, através da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer.
“Como eles queriam fazer uma programação integrada, nada melhor que o Viva a Rio Branco, que representa um dos maiores eventos de esporte e lazer na área toda de Mossoró. Nós, enquanto Prefeitura, disponibilizamos todo o apoio preparando o local e trazendo estudantes e grupo de pessoas para lembrar o Dia de Conscientização do Autismo na cidade”, destacou o secretário Executivo de Esportes e Lazer, Aldo Gondim.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vai de sintomas mais leves, como por exemplo pouco interesse em interações sociais, até quadros mais severos que atingem o sistema neurológico e psicomotor. Os sinais tendem a surgir entre os 2 e 3 anos.
Shirley Teixeira, presidente da AMOR, ressaltou a importância do conhecimento do Autismo pela sociedade.”É bom que as pessoas conheçam o que é o autismo para quando se depararem com ela não tenham medo e preconceito. A população conhecendo vai saber como lidar, quebrando barreiras e destruindo qualquer tipo de muro”, frisou.
Leuda Lima é mãe de uma criança de 8 anos diagnosticada com autismo. Anaximandro Elmano é pai de uma criança de 4 anos que também possui o transtorno. Na visão dos pais, é preciso falar sobre o transtorno com a população. “As vezes o comportamento das crianças acaba sendo confundido com pirraça. É importante que a população entenda o que é o autismo para poder compreender e aceitar”, disse Leuda. “É preciso deixar bem claro para a população que o autista tem que ser tratado igual os outros. Isso não é uma doença contagiosa e a partir que entendam o que é o autismo, o tratamento se torna bem mais fácil. Falta instrução e conhecimento à população”, comentou Anaximandro.
Durante a semana, outras ações serão realizadas pela AMOR, com palestras e exposições na cidade.