Pular para o conteúdo principal

Centro de Obesidade de Mossoró atende mais de 100 pacientes

Em três meses de atividade durante o ano de 2018, o Centro de Apoio ao Controle da Obesidade Jansen Jefferson de Medeiros, da Prefeitura de Mossoró, está superando as expectativas de atendimento da Secretaria de Saúde. O trabalho dos profissionais que estão no Centro está permitindo que 116 mossoroenses busquem uma vida mais saudável combatendo o sobrepeso e a obesidade.
De acordo com dados estatísticos do Centro de Obesidade, 80% das pessoas que frequentam o espaço são mulheres e 20% homens, atendendo pacientes de praticamente todos os bairros de Mossoró, sendo que a maioria é do bairro Santo Antônio, Aeroporto, Barrocas, Bom Jardim e Dom Jaime Câmara. A faixa etária é predominantemente adulta com 86%, seguida de 12% de idosos e 2% de adolescentes.
O Centro de Obesidade passou a funcionar em um novo endereço neste ano e é mantido pela Secretaria de Saúde, tendo a missão social de ajudar adolescentes a partir dos 14 anos, adultos e idosos que se encontram em situação de sobrepeso (quando o IMC está acima de 25) com comorbidades (diabetes, hipertensão, câncer de colo e útero, etc.) e obesidade (quando o IMC ultrapassa os 30) a terem uma vida mais saudável.
Com uma equipe multidisciplinar, o Centro de Obesidade oferece aos usuários o suporte de educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, assistente social, fonoaudiólogo, enfermeiro e clínico geral. Na Unidade são realizadas atividades físicas como danças, caminhadas e corridas nos espaço públicos da cidade, treinamento funcional e musculação na academia. O objetivo dessas ações é dar mais qualidade de vida aos pacientes, despertando neles a importância de uma alimentação balanceada e da atividade física para o corpo.