Pular para o conteúdo principal

Governo entrega cadeiras de rodas motorizadas a pacientes do CER

O Governo do RN iniciou nesta terça-feira, 05, a entrega de cadeiras de roda a portadores de deficiência física. Serão fornecidas 540 cadeiras sendo 80 motorizadas. Na sede do Centro Especializado em Reabilitação (CER), antigo CRI, em Natal, o governador Robinson Faria participou do ato de entrega das primeiras dez cadeiras motorizadas.
“Esta é a primeira vez que o Governo fornece cadeiras motorizadas a quem precisa. Hoje estamos entregando dez cadeiras, mas serão 80, que irão atender pessoas de todo o Estado”, afirmou Robinson Faria, para acrescentar que o equipamento “dá autonomia, mobilidade, conforto e melhora a qualidade de vida das pessoas. Nosso governo é solidário, humano e atende as necessidades de quem mais precisa, beneficiando jovens e adultos”.
As cadeiras motorizadas são as de melhor qualidade disponíveis no mercado, fabricadas pela Ottobock, empresa alemã líder mundial no setor de reabilitação. As cadeiras têm autonomia de 35 quilômetros e atingem a velocidade de 10 quilômetros, e têm garantia de um ano.
As outras 70 cadeiras estão sendo ajustadas para as necessidades de cada beneficiado e serão entregues em breve. Também é necessário que o beneficiado faça um curso para operar a cadeira podendo, assim, aproveitar todas as facilidades que o equipamento proporciona.
Stefani Maria Inácio, tem 18 anos e reside em São José de Mipibu. Ela é aluna do curso de informática do IFRN em Parnamirim e recebeu uma cadeira motorizada. “Foi uma espera de mais de quatro anos. Estou muito feliz. A cadeira vai permitir que eu faça muita coisa sem depender de outra pessoa para me locomover. Até no IF eu vou poder me deslocar sem precisar de outra pessoa. Vou poder entrar na sala de aula e percorrer todo o campus”, declarou.  A mãe de Stefani, Maria das Graças Melo afirmou: “É muito gratificante. É uma forma de inclusão maior para o deficiente. E vai ajudar minha filha em tudo, em casa, nos estudos e vai melhorar muito a auto-estima dela”.
Anita Pessoa Lima tem 53 anos e mora no município de São Miguel, distante 450 quilômetros de Natal. Emocionada, ela afirmou: “Hoje acabou uma longa espera, uma espera de anos. Vou ter minha liberdade. Vai reduzir minha dependência de outras pessoas para fazer tudo. Agradeço muito.”
Eunice Maria Xavier, 49 anos, mora em João Câmara e recebeu uma cadeira motorizada. “Agora vou ser mais independente, o meu dia-a-dia vai ser muito melhor por que vou fazer muita coisa que não fazia antes”, declarou.
Os pacientes contemplados são adultos e adolescentes com grau maior de comprometimento motor, como lesões medulares altas, tipo tetraplegia, doenças neuromusculares e doenças degenerativas. Para estes pacientes a Portaria 1.272/2013 do Ministério da Saúde garante o direito às cadeiras de rodas motorizadas, a partir dos 12 anos de idade. Também serão entregues aos usuários inscritos de 2014 a 2018 outros modelos de cadeiras de rodas manuais tipo monobloco, cadeira de banho adulto e infantil, totalizando 540 cadeiras de rodas.