Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e IFRN anunciam Mossoró como sede da SECITEX 2019



Durante encontro na manhã desta última segunda-feira (10), no Palácio da Resistência, a Prefeita Rosalba Ciarlini e o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) , Wyllys Abel Farkatt Tabosa, anunciaram que Mossoró vai sediar em 2019 a quinta edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (SECITEX).
O evento que reúne mais de 3,5 mil participantes foi realizado em 2018 na cidade de Natal. Em 2019, Mossoró será a sede da mostra de trabalhos que vai acontecer  de 21 a 25 de outubro, na Estação das Artes. “É com muita alegria que vamos comemorar os 25 anos do Campus da IFRN Mossoró realizando esse grandioso evento em nossa cidade. Somos uma cidade com grande concentração de universitários, um pólo universitário do interior potiguar e por isso temos o perfil para eventos educacionais como esse”, frisou a prefeita Rosalba Ciarlini.
Durante toda a semana serão expostos trabalhos científicos, festival de artes e cultura, além de mostra tecnológica. De acordo com o reitor do IFRN, a escolha de Mossoró como sede da SECITEX 2019 obedeceu dois critérios. “Mossoró foi escolhida para sediar o evento porque comemoramos o aniversário de 25 anos do Campus do IFRN na cidade. Além disso, observou-se que além do histórico do Campus, a cidade possui uma infraestrutura com rede hoteleira e restaurantes capazes de absorver os mais de 3.500 participantes da SECITEX”, destacou o reitor Wyllys Abel Farkatt Tabosa.
A prefeita Rosalba, à época no senado, foi autora de onze projetos autorizando o Poder Executivo a criar os IFRNs. O governo assegurou recursos no Orçamento Geral da União (OGU) e implantou as unidades. Foi também na gestão dela, em 1994, a implantação do campus Mossoró do IFRN, que antes era intitulado Centro de Educação Tecnológica (CEFET). “Essa que foi a primeira unidade do Rio Grande do Norte, com sede em Mossoró, do qual tenho orgulho de ter sido parceira na criação desse campus”, conclui Rosalba.