Pular para o conteúdo principal

Mossoró poderá contar com o selo SISBI

Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (AFIM) , além de 10 pequenos produtores, estiveram no Salão dos Grandes Atos na tarde desta terça-feira (12) para tratar sobre a implantação do selo de Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).
Atualmente, Mossoró conta com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), que proporciona aos produtores a comercialização dos produtos na cidade. Com o selo Sisbi, esses produtos poderão ser comercializados em todo o território brasileiro.
“O SIM já é uma referência em todo o Rio Grande do Norte. Agora vamos sair do SIM para o SISBI. Vamos encaminhar uma série de medidas de adequação, além de um projeto para a Câmara. Isso vai dar maior segurança ao produtor para que possam apresentar os produtos fora do mercado local. Atualmente, apenas o estado da Bahia possui esse selo”, destacou, Rosalba.

Edimar Teixeira, que faz parte da equipe de fiscalização do SIM em Mossoró, ficou bastante satisfeito com a reunião. “A prefeita atendeu o pleito e esperamos que até o início de abril seja enviado a câmara o projeto. Foi de suma importância essa reunião para o município, principalmente para a questão de economia, saúde pública, segurança alimentar e desenvolvimento econômico”, disse.
O produtor José Maria Freire, que trabalha com o abate de frango, participou do encontro. “Nós teremos a oportunidade de ampliar para todo o estado e também para estados vizinhos. Isso vai gerar mais renda e mão de obra qualificada”, comentou.
A opinião dele foi compartilhada também pelo produtor Vandemberg Miranda. “Minha empresa é de linguiça artesenal e já faz muito sucesso aqui na cidade. Agora, espero pelo selo para poder comercializar para todo o Brasil”, comemorou.
Produtor Vandemberg Miranda ficou satisfeito com a reunião. Foto: Pacífico Medeiros.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Neto, também esteve presente no encontro. “Se conseguirmos a adequação ao Sisbi vamos ser referência e os produtores irão procurar as empresas de Mossoró com o selo. Além disso, as empresas de Mossoró não precisarão mais ir a Brasilia, podendo fazer o selo aqui na cidade”, disse.
O projeto também contempla um convênio com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). O Secretário de Agricultura, Jean Carlos, esteve presente na reunião.