Pular para o conteúdo principal

Nicolás Maduro expulsa embaixador da Alemanha que deu apoio a Juan Guaidó

O regime de Nicolás Maduro declarou o embaixador da Alemanha na Venezuela, Martin Kriener, “persona non grata” nesta quarta-feira, 6, e deu 48 horas para que ele deixe o país. Kriener recebeu Juan Guaidó no aeroporto na segunda-feira, 4, quando o líder opositor voltou à Venezuela após um tour pela América do Sul.
Em comunicado, o governo chefiado pelo ditador Maduro diz que sua decisão se deve a “recorrentes atos de ingerência nos assuntos internos do país” pelo diplomata, que “em desacato, compareceu ao aeroporto internacional de Maiquetía para testemunhar a chegada do deputado Juan Guaidó”.
“A Venezuela considera inaceitável que um diplomata estrangeiro assuma, em seu território, uma atuação pública próxima à de um líder político alinhado com a agenda conspiratória de setores extremistas da oposição venezuelana”, disse o governo.
Kriener, ao lado de embaixadores e diplomatas de outras embaixadas europeias, foram ao aeroporto na segunda (4) para apoiar Guaidó, que estava sob risco de prisão ao retornar à Venezuela por desrespeitar uma ordem que o impedia de deixar o país.