Pular para o conteúdo principal

Já existem mobilização de Prefeitos para que seja votada a PEC 376/2009 levando para 2022 o mandato dos atuais Prefeitos e Vereadores

Relator da Proposta de Emenda Constitucional nº 376/2009 é favorável à ideia de coincidências das eleições no Brasil já em 2022; Relatório será analisado na CCJ

CONGRESSO NACIONAL PRECISA VOTAR PEC ATÉ OUTUBRO, para que ela possa ter impacto nas eleições de 2020
Já existem mobilização de Prefeitos(a) e Vereadores para que a PEC 376/2009 seja votada na CCJ, o relator já deu parecer favorável agora está a critério do presidente da comissão colocar em votação. Muitos Prefeitos já estão batendo nas portas dos gabinetes em Brasília para que a possam agelizar a votação da PEC.
O deputado Valternir Pereira (MDB) apresentou à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal parecer favorável à prorrogação dos atuais mandatos de prefeitos e vereadores.
A PEC 376/2009 prevê a coincidência das eleições gerais no Brasil, levando para 2022 o mandato de prefeitos e vereadores que ora estão no exercício do cargo.
Há outras propostas parecidas em tramitação no Congresso, mas esta é a mais adiantada.
A proposta precisa agora ser aprovada na CCJ para ser encaminhada ao Plenário. Para suspender as eleições de 2020, é preciso que seja aprovada antes de outubro.
Além da coincidência de mandatos, a PEC acaba com a reeleição para cargos executivos, garante mandato de cinco anos para presidentes, governadores e prefeitos e aumenta de oito para 10 anos o mandato dos senadores.