Pular para o conteúdo principal

Tenente Laurentino: Agentes de saúde e endemias se reúnem para dialogar com gestão municipal.

A secretaria de saúde do Município de Tenente Laurentino Cruz na pessoa de sua secretária Edilamar Abadia, a prefeita Sueleide Araújo, e a procuradora Aretuza, se reuniram na manhã desta sexta feira (28) de junho, na sede do Executivo com os profissionais que atuam nas funções de Agentes de Endemias, e Agentes Comunitários de Saúde. O objetivo do encontro foi o de alinhar as equipes e tratar sobre o que determina a Lei Federal n° 13708/18.
A lei diz ser essencial a presença dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias na estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental, assim como a cada dois anos os agentes deverão participar de cursos de aperfeiçoamento que serão financiados de maneira tripartite, pela união, estados, Distrito Federal, e municípios. O texto apresenta o piso salarial dos profissionais que fica fixado no valor de 1.550,00 (um mil quinhentos e cinquenta reais), de forma escalonada onde a partir de 01 janeiro de 2019, os profissionais passaram a receber 1.250,00, em janeiro de 2020, 1.400,00, em janeiro de 2021, 1.550,00.
A jornada dos agentes é de 40h semanais exigida para garantia do piso salarial. Cidades como Florânia, e São Vicente, já estão cumprindo a exigência da Lei Federal.