Pular para o conteúdo principal

Florânia e a verdadeira história da imagem de São Sebastião

A imagem primitiva seria quase como essa da foto, o braço levantado era o direito.
  A tempos venho pesquisando a história da minha família, a família de Atanázio Fernandes de Morais aquele cuja fé, fez com que a peste que se aproximava da sua família se afastasse com a promessa feita a São Sebastião, cuja promessa foi cumprida pela sua viúva e seu filho Clemente Francisco. 
Isso tudo aconteceu por volta de 1850 por aí, hoje onde existe a matriz de São Sebastião eram as terras pertencente a Atanázio, que foram doadas na época para ser construída a capela antes já existente o antigo cemitério da vila. 
Agora o que muitos não sabem é da antiga imagem de São Sebastião, a imagem primitiva que também foi doada por nossos antepassados, o senhor Clemente Francisco, essa imagem foi tirada do altar mó em 1933, quando por puro preconceito, e não o que contam que era por conta do tamanho da imagem foi tirada. Essa imagem era tratada como o São Sebastião dos tripeiros então o motivo foi esse da retirada da imagem do altar, o preconceito era tão grande por parte de alguns membros da igreja católica de Florânia que essa imagem foi amarrada na torre da igreja ficando lá por alguns anos e depois deram sumiço da imagem. 
Diante de muitas pesquisas que faço posso dizer que essa imagem nunca será encontrada. E que rezemos para que São Sebastião possa perdoar aqueles que quiseram um dia apagar uma história de fé e milagres.