Pular para o conteúdo principal

Prefeitura entrega fardamento e material de trabalho novos aos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias do Município agora podem contar com o fardamento completo e material de trabalho novos. É que a Prefeitura de Mossoró investiu R$ 763 mil para melhorar as condições de trabalho dos agentes e por consequência os atendimentos aos mossoroenses.
Com esse valor, o Município comprou o fardamento completo dos agentes de endemias e agentes de saúde mais os seus respectivos materiais de trabalho. Na mesma licitação está incluído o fardamento dos servidores que trabalham no SAMU (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores).
Os agentes estavam sem reposição de fardamento e material de trabalho há mais de seis anos. A entrega está ocorrendo na Biblioteca Ney Pontes Duarte, das 8h às 11h e 14h às 16h. Os agentes que não tiveram como se dirigir à Biblioteca nesta terça-feira (30) poderão receber o fardamento e o material de trabalho na Unidade de Saúde que atuam a partir desta quinta-feira (01).
Os agentes vão receber camisa com mangas compridas para proteger do sol, calça, chapéu, bota, crachá, bolsa, caderno, caneta, lápis, borracha e protetor solar fator 50, além de outros materiais de trabalho mais específicos. O fardamento dos servidores do SAMU deverá ser entregue em data ainda a ser divulgada pela Secretaria de Saúde.
O novo fardamento e material de trabalham evidenciam que a Secretaria de Saúde se esforça, mesmo com todas as dificuldades, para manter uma política de valorização dos servidores que atuam diretamente junto à população. “É muito importante que os agentes estejam devidamente identificados, porque são eles que estão todos os dias nas comunidades em favor da saúde dos mossoroenses. Fardamento e material de trabalhos novos são sinônimos de valorização dos profissionais e motivação para uma melhor atuação junto da população. O fardamento está dentro das normas regulamentadoras voltadas à proteção e saúde do trabalhador.”, afirmou Saudade que disse estar muito feliz pelo novo momentos dos agentes.
“É um compromisso meu, enquanto secretária, de criar uma nova Comissão Permanente com os agentes para que possamos discutir a questão dos fardamentos, estreitar o dialogo, ver onde foi que a Prefeitura acertou e onde precisa melhorar. Também de diminuir essa distância de seis anos sem fardamento, porque eles são extremamente importantes, são a linha de frente, que buscam a promoção e prevenção dos agravos.”, explica Saudade.
A prefeita Rosalba Ciarlini, por entender a importância e a necessidade do novo fardamento, destacou que era um desejo da atual administração promover esse momento. “São cerca de 700 agentes que vão receber os fadamentos e material de trabalho. Era um desejo antigo de poder chegar esse momento e entregar todo o fardamento como os agentes sabem que é necessário. Os agentes de endemias e de saúde vêm trabalhando para promover saúde e prevenir epidemias na cidade. Desde o ano de 2017 não vivemos uma epidemia de dengue, zika e chikungunya. No meu primeiro mandato criei o primeiro grupo de agentes comunitários e depois ampliamos para os agentes de endemias, que logo em seguida veio a se tornar um programa nacional.”, pontuou Rosalba.
A notícia do novo fardamento foi comemorada por Nayonara Paula, presidente do Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Região Oeste (SINTASE), que é o representante legal e exclusivo da categoria. “O fardamento é o cartão postal dos agentes ao entrarem nas residências, quando nos apresentamos sem farda, sem crachá de identificação muitas vezes a população barra nossa entrada por medo”, comentou.
Nayonara ainda lembrou que já tinha solicitado à gestão atual o novo fardamento. “Eu entrei no Município e de lá pra cá nunca recebemos um fardamento completo e de qualidade. Esse fardamento chega em uma hora de extrema necessidade das categorias, pois já são alguns anos sem receber. Na gestão de Rosalba já havíamos feito essa reivindicação”, destacou a presidente do SINTASE.