Pular para o conteúdo principal

Semana da Pátria é aberta em Mossoró

Na manhã desta segunda-feira, 2 de setembro, a Prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini abriu oficialmente a Semana da Pátria. A solenidade foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública, na Praça Cícero Dias, às 8h, na frente do Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
Além da Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, participaram da solenidade a vice-prefeita, Nayara Gadelha, os secretários municipais, a presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro, o diretor do Fórum Desembargador, juiz Breno Valério, o Tiro de Guerra, Agentes Municipais de Trânsito e a Guarda Municipal.
As bandeiras do Brasil, do Estado do Rio Grande do Norte e do Município de Mossoró foram conduzidas por alunas da Rede Municipal de Ensino e hasteadas respectivamente pela Prefeita Rosalba Ciarlini, pelo juiz Breno Valério, e pela vereadora Izabel Montenegro, ao som do Hino Nacional executado pela Banda de Música Artur Paraguai.
A Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, lembra do caráter festivo do mês de setembro para o município, que inicia hoje com a programação da Semana da Pátria, alusiva a Independência do Brasil, e segue com as comemorações da Festa da Liberdade, que se encerra no dia 30 com o Cortejo Cultural. A prefeita também aproveitou para convidar a todos para participarem do Desfile Cívico Militar no dia 7 de setembro.
“Estamos dando início hoje a Semana da Pátria, que tem um significado muito importante, em homenagem ao nosso país, que é uma terra muito querida, mas também em Mossoró é o mês da Liberdade, porque também comemoramos em setembro a data maior da nossa cidade, quando cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea, nós libertamos nossos escravos. Então, setembro é o mês da nossa pátria, o mês da nossa cidade, o mês da liberdade”, enfatiza Rosalba Ciarlini.
O Secretário Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Sócrates Vieira, falou da programação em comemoração a pátria. “Hoje é um dia muito importante, onde se inicia a semana comemorativa a nossa pátria, com o hasteamento das bandeiras, durante a semana estaremos também com atividades nas escolas, e no dia 7 de setembro teremos o Desfile Cívico Militar. Não esquecendo do encerramento das programações no município,  com o grande evento no dia 30 de setembro, onde reuniremos todas as entidades, os órgãos do da cidade para  o Cortejo da Liberdade”.
A abertura da Semana da Pátria contou com a participação de uma representação de alunos da Rede Municipal de Ensino, com a presença de estudantes da Escola Municipal Antônio Fagundes. A Secretária Municipal de Educação, Magali Delfino, lembra que durante toda a semana as escolas municipais realizarão uma intensa programação, onde todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, inclusive as Unidades de Educação Infantil (UEIs), prepararam com professores, supervisores, direção, uma programação alusiva a semana da pátria, que será encerrada no Desfile Cívico Militar de 7 de setembro.
“Convidamos a todos os pais de alunos, professores e a população em geral a participar do Desfile Cívico Militar, que acontecerá no próximo sábado, dia 7, a partir das 8h, saindo da Escola de Artes de Mossoró e percorrerá ao longo da Alberto Maranhão”, enfatiza.