Pular para o conteúdo principal

IV Salão Dorian Gray de Arte será aberto nesta sexta, no Memorial da Resistência

Nesta sexta-feira, 11, o São Joseph Boulier, no Memorial da Resistência, estará recebendo o IV Salão Dorian Gray de Arte Popular, com o tema Liberdade. A vernissage de abertura será realizada a partir das 18h30 e a exposição segue até o dia 03 de novembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Durante este período estão expostas cem peças, que são desde escultura, pinturas em telas e fotografia, de 70 artistas.
10-10-9219 - IV Salão Dorian GRGY  de arte potiguar - cc (5)
Durante a vernissage também haverá o lançamento do livro Emancipação Política da Mulher Potiguar, da pesquisadora Maria Bezerra, no prelo, e que faz parte da Coleção Cultura Potiguar, da Fundação José Augusto (FJA). A obra mostra do livro fatos históricos que compõem a luta por direitos femininos.
Esse livro registra uma meticulosa pesquisa sobre os primórdios da emancipação política feminina do Estado, a partir dos anos 1920 até início dos anos 2000. A ideia partiu da professora doutora e ex-diretora geral da Fundação José Augusto, Isaura Rosado, mulher que já ocupou importantes cargos nas áreas de Educação e Cultura do Estados desde os anos 1980.
Foi ela quem provocou a pesquisa à amiga e na época colega de trabalho, Maria Bezerra, falecida no início dos 2000 e que não teve a chance de ver sua obra editada e lançada. “Quis o destino que ela nos deixasse antes da publicação do livro, que traz esse recorte do espaço e tempo, porque quando pensamos nele, queríamos que ele chegasse até as portas do terceiro milênio. Emancipação Política da Mulher Potiguar não é uma obra defasada na atualidade, ela é um registro histórico e retrata a carreira de algumas mulheres que, inclusive, continuam a inscrever seu nome na história política do Estado”, justifica Isaura Rosado em apresentação do livro.
A exposição é uma realização da Sociedade Amigos da Pinacoteca, com apoio da Prefeitura de Mossoró e do mandato do deputado Beto Rosado.