Pular para o conteúdo principal

Tradicional Cortejo leva história e cultura à Avenida Rio Branco

30 de setembro é o Dia da Liberdade para Mossoró, é a data em que se comemora a libertação dos escravos cinco anos antes da Lei Áurea. Todos os anos nesta data, os mossoroenses revivem não só este feito, mas toda uma história que ressalta fatos marcantes no passado e no presente. Essas histórias são vividas no Cortejo Cultural da Liberdade, que envolve pessoas de diversos segmentos na Avenida Rio Branco, num desfile cultural, cívico e militar.
Cortejo da Liberdade - 2019 - carlos costa (51)
Este ano, o desfile foi iniciado pela parte Cultural, diferente dos outros anos que era iniciado pela parte militar. “Começamos pela Maçonaria e pelos quatro atos que falam da história de Mossoró, que representam as comemorações do dia 30 e do mês de setembro”, destacou Liana Duarte, diretora geral do Cortejo.
O Cortejo Cultural entrou na avenida desfilado por crianças da rede municipal de ensino, divididos em quatro partes que representavam os atos do Auto da Liberdade.
Cortejo da Liberdade - 2019 - carlos costa (39)
Em seguida foi a vez do dos militares desfilarem, num cortejo que contou com a Polícia Militar, II Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (II DPRE), Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP), Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Guarda de Trânsito Municipal.
O desfile foi encerrado pela parte comemorativa, que contou com instituições de diversos segmentos. “É um momento de reviver a história da nossa cidade, é como se nós estivéssemos fazendo parte dela”, disse Ana Luíza, que veio assistir ao desfile pela primeira vez.
Cortejo da Liberdade - 2019 - carlos costa (14)
João Batista vem ao desfile todos os anos, é uma tradição para ele. “A organização está de parabéns. Venho todos os anos para ver a parte militar, mas este ano achei tudo muito bonito. A parte das escolas representando o Auto da Liberdade ficou muito bacana, bem organizado”, destacou.