Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Mossoró vem discutindo medidas de prevenção e controle do coronavírus

Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, vem discutindo desde o início deste ano medidas de prevenção e controle do Covid-19 (novo coronavírus), para caso ocorra uma possível eventualidade na cidade em relação ao vírus. Por medidas de segurança, a Secretaria de Saúde está intensificando os cuidados preventivos junto à sociedade que devem ser adotados constantemente (veja no fim da matéria).
Apesar de não ter um caso notificado ou suspeito na cidade, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró já se organizou em relação ao fluxo de atendimento e continua o planejamento para qualificar os profissionais da Rede Municipal em relação ao Covid-19. Na tarde desta quinta-feira (27), a Vigilância em Saúde realizou reunião com servidores, em encontro interno, para apresentar o que já foi construído do Plano de Contingência contra o coronavírus do Município, que é baseado no Plano de Contingência do Estado e orientações do Ministério da Saúde.
Preocupada com toda essa situação, a Prefeitura de Mossoró também está estudando a possibilidade de criação permanente de uma Unidade de Resposta Rápida (URR) que vai acompanhar todos os agravos do Município 24h por dia. É a URR que ficaria responsável por monitorar e informar ao Estado e Ministério da Saúde qualquer questão relacionada ao novo coronavírus e outros agravos. Essa iniciativa evita a perda de tempo no diagnóstico e tratamento de doenças.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para notificações e casos suspeitos, mas a referência desses atendimentos na cidade é o Hospital Rafael Fernandes. Desde fevereiro a Secretaria de Saúde se reuniu com os profissionais médicos e enfermeiros para fazer um alertar sobre o novo coronavírus e os cuidados preventivos que devem ser adotados. A Prefeitura de Mossoró continua acompanhando, atenta, ao monitoramento do Covid-19 do Ministério da Saúde no país.
ENTENDA COMO SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS (COVID-19) E PORQUE ESSAS MEDIDAS SÃO IMPORTANTES
1. NÃO SE DESESPERE! Caso você ou alguém que conheça apresente sintomas característicos como tosse seca, febre, espirros constantes ou teve contato com alguém que recentemente veio de áreas com casos já diagnosticados, comunique imediatamente as autoridades de saúde.
2. LAVE AS MÃOS com água e sabão ao entrar e sair de ambientes (públicos especialmente), e, se possível, utilize álcool 70%.
3. NÃO ESPIRRE E NEM TUSSA sem proteger adequadamente da boca e o nariz. Proteja seu rosto se você for espirrar, dobre o braço e coloque nariz e boca “dentro” do cotovelo.
4. MANTENHA UMA DISTÂNCIA SEGURA de pessoas que estão espirrando ou tossindo. A OMS recomenda distância de 1m, pelo menos, para que gotículas não alcancem você.
5. NÃO ACREDITE em qualquer texto visto ou recebido pela internet. Muitos deles só causam medo e instabilidade. Nossas autoridades de saúde estão em constante contado com a SESAP e atento aos boletins da OMS.
6. NÃO DÊ MARGEM AO PÂNICO! Está sentindo algum dos sintomas ou esteve em contato com algum possível infectado? Os profissionais de saúde da Prefeitura de Mossoró podem ajudar com orientações e cuidados, bem como novas medidas de proteção. Portanto, em caso de dúvida, procure uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
7. EVITE MULTIDÕES E ESPAÇOS AGLOMERADOS. Embora o coronavírus apresente uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe, a disseminação acontece de pessoa para pessoa por gotículas respiratórias ou contato.
8. NÃO COMPARTILHE objetos de uso pessoal como pratos, copos, talheres, escovas de dente, roupas de cama e de banho.
9. NÃO SE AUTOMEDIQUE. Sentiu os sintomas ou esteve em contato com algum possível infectado? Procure um médico! Automedicar-se traz graves riscos à saúde. O médico está apto a diagnosticar doenças, identificar sintomas e recomendar qual o melhor medicamento e a dosagem correta.
10. NUNCA É DEMAIS LEMBRAR: evite pegar na mão dos bebês. As mãos são uma das principais vias de transmissão de germes e microrganismos e os bebezinhos levam constantemente as mãozinhas à boca.