Pular para o conteúdo principal

Governadora participa do lançamento da Campanha da Fraternidade 2020

Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, a Arquidiocese de Natal lançou neste domingo, 1° de março, a Campanha da Fraternidade 2020 em nível estadual. No período da tarde, mesmo sob forte chuva, os paroquianos de diversas igrejas da Capital realizaram a já tradicional caminhada entre a Paróquia de São Tiago Menor, no conjunto Santarém, e o Centro Pastoral Dom Bosco, no conjunto Gramoré. A governadora Fátima Bezerra participou do evento, cuja missa de encerramento foi celebrada pelo arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha.
Ela destacou a importância da campanha, que nasceu em Natal, quando foi realizada pela Arquidiocese de Natal, no dia 8 de abril de 1962, por iniciativa do então Administrador Apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales, e desde 1964 é realizada nacionalmente. “O tema deste ano tem muito a ver com o momento em que estamos vivendo, por isso é importante que a gente viva a campanha como um momento à reflexão”, disse ela, que também desejou a todos um olhar especial aos mais necessitados, aos que mais precisam de ajuda, no sentido de construirmos um mundo melhor, “com amor, respeito, sem violência e sem intolerância”, completou.
Dom Jaime Vieira enfatizou o lema da campanha que é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, baseado no livro de Lucas, capítulo 10, versos 33e 34. “É preciso ter compaixão. A sociedade precisa se conscientizar de seus deveres e não apenas dos seus direitos”, afirmou o líder religioso, que no sermão citou ainda o ativista pernambucano Josué de Castro (1908/1973), autor do livro Geografia da Fome, além de muitos outros, e que ficou conhecido internacionalmente por seu engajamento no combate à fome e à pobreza.