Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Vivaldo sugere procedimento virtual para informar familiares sobre real estado de saúde de pacientes


O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) sugeriu, por meio de requerimento protocolado na Assembleia Legislativa, a criação de um procedimento virtual de informações e acolhimento dos familiares de pessoas internadas em razão do novo coronavírus, em hospitais públicos ou privados situados no Rio Grande do Norte. O objetivo é amenizar o sofrimento dos familiares de pacientes em tratamento de Covid-19 através do compartilhamento de informações sobre o estado de saúde de seus parentes.

“Devemos ter uma atenção especial sobre o sofrimento humano relacionado a esta pandemia, pois a angústia de não ter informações sobre o estado de saúde tem consumido os familiares daquelas pessoas que estão em leitos de hospitais, internados para tratamento do novo coronavírus, onde se sabe que não é possível nenhuma visita presencial ao paciente”, argumentou Vivaldo.

A solicitação do parlamentar é para determinar a criação de acolhimento de familiares sobre o real estado de saúde e as atualizações clínicas de pessoas internadas pelo coronavírus. As informações devem ser enviadas diariamente, ao término de cada dia, com a atualização sobre o estado de saúde do paciente, principalmente, via aplicativo de mensagens, em formato de áudio, possibilitando a recepção das comunicações por pessoas que tenham dificuldade com leitura. Em caso de impossibilidade do envio por meio de aplicativo de mensagens, elas devem ser enviadas por escrito, via e-mail ou outra forma de comunicação eletrônica.