Pular para o conteúdo principal

Tempo de CORONEL já passou

              Foto Ilustrativa
O tempo dos velhos coronéis passou e já faz um bom tempo, mais parece que ainda está nas veias de alguns acharem que estão naquele tempo, como diz aquela frase:manda quem pode obedece quem tem juízo.
Sinto muito queridos coronelzinhos mas esse tempo passou, estamos no século 21,onde todos somos iguais. Na peia e na bala ninguém resolve nada.
E se resolver ir na peia a gente tem outros meios para depois contonar a situação.
Não adianta! O povo não vai querer de volta aquele tempo de ameaças e pisas, onde existia alguns coronéis que usava a lei a seu favor..
Coronelismo já acabou amigo e faz tempo. BNT. Entendedores entenderão...
UMA BREVE LEITURA
Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada  – a figura do coronel  – sobre o poder público — o Estado —, e tendo como caracteres secundários o mandonismo, o filhotismo (ou apadrinhamento), a fraude eleitoral e a desorganização dos serviços públicos — e abrange todo o sistema político do país, durante a República Velha.[1][2][3] Era representado por lideranças que iam desde o "áspero guerreiro" Horácio de Matos a um letrado Veremundo Soares, possuindo como "linha-mestra" o controle da população.[4] Como forma de poder político consiste na figura de uma liderança local — o coronel — que define as escolhas dos eleitores em candidatos por ele indicados.[5]