Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Saúde prepara programações do Agosto Dourado e da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020

A Secretaria Municipal de Saúde prepara as programações do Agosto Dourado, mês voltado para lembrar a importância da amamentação, e já inicia os preparativos para a Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM 2020. Integrando a programação, já durante o mês de julho, diversos profissionais da Atenção Primária à Saúde foram sensibilizados para participarem do Curso on-line “Amamentação e Alimentação Saudável na Primeira Infância”, promovido pelo UNICEF, oportunizando o acesso a excelentes materiais sobre a temática. 

Este ano a SMAM  traz como tema central “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, se concentrando nos impactos positivos da amamentação no meio ambiente, na questão da mudança climática, protegendo a saúde do planeta e do seu povo.

A nutricionista Ivana Moraes, de Apoio a Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, ressalta que a amamentação além de ser fundamental para a saúde das lactantes e futuro saudável das crianças também contribui para um planeta mais saudável.

A coordenadora da Gerência Executiva de Atenção Integral, Claudia Alencar, lembra que na rede de Atenção Primária à Saúde, a Prefeitura Municipal de Mossoró conta com o Programa de Pré Natal, que sensibiliza as gestantes para e adesão ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e complementar até 2 anos ou mais.

Também é realizado o Programa Crescimento e Desenvolvimento (CeD) onde é acompanhado o estado nutricional das crianças até os 2 anos, oferecendo apoio às lactantes nas dificuldades encontradas durante a lactação como também orientando sobre a alimentação complementar nesse período, sendo utilizado em algumas Unidades Básicas de Saúde o CeD coletivo com a presença de enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas,etc.

As visitas puerperais é também outra ação importante realizada pela equipe da Estratégia de Saúde da Família juntamente com o Agente Comunitário de Saúde (ACS) para apoio e fortalecimento do aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses.

Benefícios do Aleitamento Materno

A especialista destaca que o aleitamento materno tem benefícios para as mães, para os bebês, e para o planeta. Para as mães: reduz o desenvolvimento de diabetes tipo 2, câncer de mama, ovário e útero; aumenta intervalo entre os partos; faz bem a saúde mental da mulher, aumentando a autoestima e autoconfiança; faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal.

Para os bebês: protege contra infecções, diarreias, pneumonia, otite, asma, diabetes e obesidade; favorece o desenvolvimento físico, emocional e a inteligência; ajuda a evitar problemas com a respiração, fala e alinhamento dos dentes; diminui as chances de desenvolver malignidades (leucemia e linfoma).

E para o planeta: contribui para diminuir o aquecimento do planeta (gado = gás metano); Evita poluição do meio ambiente com descartes de embalagem; Combate á desertificação não utilizando pastagens para alimentar o gado; Economiza água (refeição com fórmula 5l/água).