Pular para o conteúdo principal

Vem vacina: Deputada Natália Bonavides destina emenda de R$ 2 milhões para compra de vacinas

 

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) destinou R$ 2 milhões em emenda parlamentar do orçamento de 2021 para que o Governo do Estado compre vacinas para o povo potiguar.

“A vacinação precisa avançar e para isso precisamos fortalecer o SUS e o Plano Nacional de Imunização. É com vacina, auxílio para quem precisa e políticas de assistência e emprego que enfrentaremos essa difícil situação”, destacou a parlamentar.

A emenda, que pertence ao orçamento de 2021, também poderá ser usada para o tratamento do vírus nos hospitais públicos, caso a vacinação avance no Brasil. Dados do portal de transparência do Estado apontam que o RN vacinou 414.002 mil pessoas até hoje. O Brasil, que está entre os países com maior atraso na vacinação, já tem mais de 365 mil mortes por Coronavírus, e, mesmo diante desse cenário, a Câmara ainda aprovou recentemente o projeto fura-fila (PL 948/2021), que permite que a iniciativa privada fure a fila de vacinação contra a Covid-19.

Para a oposição, a aprovação do projeto é incompatível com a situação, pois isso não ocorreu em nenhum lugar do mundo justamente porque faltam vacinas. Assim, autorizar a venda para empresários favorece somente a eles e não a classe trabalhadora.

Para Natália, o momento é de priorizar a saúde do povo brasileiro, garantindo auxílio e vacina: “A prioridade deve ser salvar vidas garantindo a imunização da população e não aprovar projetos que vão prejudicar ainda mais trabalhadores, como o PL Fura-Fila e o projeto que trata do retorno presencial das aulas. Retorno somente com vacina e segurança para estudantes e profissionais da educação. Por isso precisamos defender e lutar para imunizar todas e todos o mais rápido possível”.

A vacinação no Brasil ainda não alcançou um grande número de brasileiros em decorrência das falhas do Governo Federal e do Ministério da Saúde.

Foto: Cleia Viana