Pular para o conteúdo principal

Governadora participa da celebração em homenagem à padroeira de Natal

_Missa na Catedral Metropolitana foi presidida pelo arcebispo Dom Jaime_

A governadora Fátima Bezerra participou no final da manhã deste domingo (21) da missa da padroeira da Arquidiocese e Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A celebração, na Catedral Metropolitana, em Natal, foi presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.


Nossa Senhora da Apresentação é uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. A tradição relata que em 21 de novembro de 1753, um grupo de pescadores encontrou um caixote de madeira encalhado em umas rochas na margem direita do Rio Potengi, próximo à Igreja do Rosário, na atual Pedra do Rosário. Dentro do caixote, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem: "Onde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá". Os pescadores avisaram sobre a descoberta ao vigário da paróquia, padre Manoel Correia Gomes, que se dirigiu ao local e reconheceu que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. 


Desde então, há 268 anos, Natal festeja o Dia de Nossa Senhora da Apresentação. Este ano, a festa tem como tema: “Maria, esposa de José, fiel na escuta da palavra e auxílio aos cristãos”.


"Participamos de um ato de expressão de fé, devoção e tradição na religiosidade do povo em nossa capital", afirmou a governadora que fez a leitura da primeira palavra na profecia de Zacarias: "14 Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15

Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti,

e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16 O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17 Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação". 


Na celebração, a governadora esteve acompanhada dos secretários de Estado, Iris Oliveira (Sethas), e Jaime Calado (Sedec), da secretária adjunta da Sethas, Maria Luíza Tonelli, do diretor-geral do DER, Manoel Marques, e da senadora Zenaide Maia.  


Na homilia, o arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha citou os momentos difíceis em consequência da pandemia da covid-19 e conclamou os fiéis "a refletir sobre o que estamos fazendo e para onde estamos indo". Ele lembrou a declaração do Papa Francisco, na abertura do Sínodo em outubro último, quando disse: "Tenho a certeza de que o Espírito nos guiará e concederá a graça de avançarmos juntos, de nos ouvirmos mutuamente e iniciarmos um discernimento sobre o nosso tempo, tornando-nos solidários com as fadigas e os anseios da humanidade".


_Natal (RN), 21 de novembro de 2021._


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASSECOM