Pular para o conteúdo principal

EUA não vão mais exigir máscaras em voos, trens, metrô e ônibus

 

O uso de máscara não é mais obrigatório em voos nacionais, trens, metrô e ônibus nos Estados Unidos (EUA) a partir desta segunda-feira (18), de acordo com o governo do país.

Ainda há diretrizes dos Centros de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) para que se use máscaras nesses ambientes, mas o órgão responsável pelo policiamento do uso da máscara, a Administração de Segurança em Transporte (TSA) afirmou que não vai mais policiar as pessoas para fazer essa medida ser cumprida.

A medida vale para o território dos EUA, no entanto, para voos internacionais, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, da sigla em inglês) diz que cabe a cada empresa aérea decidir as normas para o embarque que podem ou não exigir o uso de máscara.

O governo anunciou a medida depois que uma juíza americana declarou ilegal a obrigatoriedade federal do uso de máscaras no transporte público dos EUA. A medida era objeto de uma batalha judicial.

A magistrada Kathryn Kimball Mizelle, de Tampa, Flórida, determinou que os CDC ultrapassaram sua autoridade ao impor a exigência, que se aplica a aviões, trens, metrô e ônibus, entre outros.

O governo está avaliando quais serão seus próximos passos, mas, por enquanto, não há obrigatoriedade.

G1