Pular para o conteúdo principal

No debate de inovação em saúde, abertura de Conferência destaca a Ciência no RN

_Solenidade com a presença da governadora Fátima Bezerra aconteceu nesta segunda, 4, no hotel Holiday Inn._

Marco importante para o Rio Grande do Norte, teve início na noite desta segunda, 4, com a participação da governadora Fátima Bezerra e pesquisadores de sete países diferentes, a 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde. Serão quatro dias de evento para jogar luz sob a Ciência que está sendo desenvolvida no Estado.


Promovida pelo Laboratório de Inovação em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), a Conferência reúne cientistas de vários lugares do mundo e expressões internacionais na questão da saúde global para debater resiliência de sistemas de saúde e o impacto social da inovação na área.


“Um tema extremamente importante para o nosso Estado, para o Brasil, para a saúde global, principalmente no cenário de pandemia, onde o Sistema Único de Saúde teve papel preponderante em dar resposta ao enfrentamento à crise sanitária. O SUS é o verdadeiro herói desses tempos tão difíceis que vivemos”, disse a governadora Fátima Bezerra durante a solenidade de abertura do evento, realizada no hotel Holiday Inn.


Acompanhada do secretário estadual Cipriano Maia, a chefe do executivo do RN destacou a relação entre o Governo do Estado e a Universidade, via LAIS. “Uma relação extremamente desejável, saudável e importante. Nesse contexto de pandemia, o laboratório foi um dos parceiros mais estratégicos no enfrentamento ao vírus, trazendo ferramentas fundamentais para que pudéssemos salvar vidas”, afirmou a governadora.


Protagonista nos caminhos percorridos pelo RN para alcançar ações concretas em saúde, o Lais desenvolveu ferramentas como o RegulaRN, plataforma de regulação do acesso à assistência, que alcançou a marca de 16 mil vidas salvas durante a pandemia do coronavírus na rede do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte.


Destaque também para a plataforma RN + Vacina, que auxiliou no cadastramento de mais de 3 milhões de potiguares para a vacinação contra a Covid-19. “Somente à luz da Ciência podemos obter respostas e ações concretas para salvar a humanidade”, ressaltou a governadora, lembrando que o declínio dos números de infectados e de mortes se deve ao avanço da vacinação. O RN, que já chegou a contabilizar uma semana sem vidas perdidas, hoje completa três dias sem mortes.


Com o tema “Sistemas Resilientes: o impacto social da inovação em saúde”, durante a terceira edição da Conferência especialistas em inovação, comunicação e educação em saúde de vários lugares do mundo estarão na capital potiguar discutindo estratégias para enfrentar agravos como sífilis e outras IST, covid-19 e doenças raras. 


“A análise do sistema de saúde, a resiliência do sistema de saúde é um tema essencial, principalmente para o futuro.  E isso é muito importante acontecer aqui no Rio Grande do Norte para mostrar a Ciência que desenvolvemos aqui”, avaliou o professor Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS/UFRN e coordenador geral da Conferência.


Ao lado da governadora Fátima Bezerra, compuseram a mesa de abertura da terceira edição da Conferência Internacional de Inovação em Saúde o professor Antônio Lisboa Costa, diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, representando no ato o reitor José Daniel Diniz, Ricardo Valentim, diretor do LAIS/UFRN e coordenador geral da Conferência, Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO, Cicília Raquel Maia, reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Angélica Espinosa Barbosa, coordenadora Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, representando no ato o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Roberto Tapia Hidalgo, coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas para a Saúde (OPAS/OMS no Brasil), Carla Padrel de Oliveira (reitora da Universidade Aberta de Portugal (UAb), Nésio Fernandes, secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), e Eduardo Barbosa Coelho, coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (Ebserh).


Participaram, ainda do evento, a secretária adjunta da saúde estadual, Lyane Ramalho.


*Novo recurso do AVASUS é lançado durante o evento*


Durante a abertura da 3ª Conferência, foi lançado o repositório de recursos educacionais abertos do AVASUS. A partir de agora, recursos disponibilizados pela plataforma de formação em saúde estarão abertos para que instituições de ensino públicas ou entidades profissionais tenham acesso e possam promover a qualificação profissional de seus grupos.