Pular para o conteúdo principal

Defesa da Educação Pública reúne lideranças políticas para agenda colaborativa

_No encontro em Brasília, governadora Fátima Bezerra defende pacto para avanço na aprendizagem_


O fortalecimento entre o regime de colaboração entre a União e os Estados para uma política educacional que favoreça o ensino público de qualidade. Esse foi o tema central da reunião "Pacto pela Aprendizagem", realizada hoje (15) em Brasília, que contou com a presença da Governadora do RN, professora Fátima Bezerra, do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, da coordenação da Unesco e do movimento Todos pela Educação, e de chefes do executivo de diversas unidades da federação.


O encontro, que discutiu o fortalecimento das ações em prol do ensino nas três esferas da administração pública, marcou o diálogo sobre a necessidade de elaborar um pacto para recuperação da aprendizagem, severamente atingida pela pandemia de Covid-19.


“A Educação será um desafio imenso para o governo do presidente Lula, pois foi esquecida na gestão atual. Mas, nós, governadores do Brasil, demos um importante passo ao sinalizarmos a institucionalização da Agenda da Educação no Fórum dos Governadores. Precisamos recuperar o prejuízo que a educação sofreu na pandemia. Fazer com que o ensino ganhe a importância que ele merece, a prioridade que lhe é necessária para reconstruir essa nação. É com esse espírito que saudamos a chegada do novo governo”, explicou a professora Fátima Bezerra ao abrir a fala dos Governadores no evento. 


De acordo com o Censo Escolar 2021, o RN conta com 799 mil estudantes na educação básica, sendo 80% matriculados na rede pública, administrada pelo Estado e municípios.


O Vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, defendeu o compromisso da futura gestão federal com a educação brasileira. “Não existe outro caminho, quando a educação melhora, tudo que está relacionado a ela, também melhora. O pacto que estamos discutindo é importante pois une a sociedade e o poder público”, destacou Alckmin.


Presente na reunião, o titular da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, professor Getúlio Marques, explicou que o momento a ser vivenciado pelo Ministério da Educação, a partir de 2023, vai contribuir com a retomada da política educacional brasileira. “Teremos um ministério presente e protagonista na formulação e execução de políticas públicas destinadas ao ensino público. Renovamos nossa crença que é possível fazer uma educação que acolhe, emancipa e é inclusiva em nosso país com a contribuição de todos os entes que fazem a república”, frisou Getúlio Marques.


A presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, e a representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, anfitriãs do encontro, apresentaram subsídios técnicos para a formulação de políticas educacionais customizados por Estado, e discussões sobre o fortalecimento da colaboração União-Estados, assim como do próprio coletivo de governadores, para que os resultados educacionais sejam mais vigorosos e menos desiguais nos próximos anos. “Estamos presenciando a chegada de um novo dia para a educação colaborativa. O pacto federativo da educação sendo discutido, como prioridade, de forma coletiva, transformará o Brasil para melhor”, frisou Priscila Cruz. 


Além dos citados, a governadora Fátima Bezerra estava acompanhada da secretária-adjunta do Gabinete Civil, professora Socorro Batista.