Pular para o conteúdo principal

RN deve receber mais de 32 mil turistas através do Aeroporto Aluízio Alves no período de Carnaval

 

Tendo uma das capitais mais procuradas do Brasil para as festas do Carnaval (segundo um dos sites de viagens mais utilizados do país), o Rio Grande do Norte deve receber cerca de 31,4 mil turistas através do Aeroporto Aluízio Alves neste período carnavalesco. O dado foi divulgado pelo Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (SÍRIO), e representa um aumento de 6,4% com relação a 2022.

Ao total, serão 186 voos chegando ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante – 10,7% a mais que no ano passado. Desse total de assentos, 12,3 mil devem ser ofertados somente neste fim de semana. A semana do carnaval representa 27% do total de chegadas esperadas no principal aeroporto do estado no mês de fevereiro. O turismo interno também deve crescer no carnaval. Segundo projeção da Associação das Empresas de Transportes Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse), a demanda do transporte rodoviário intermunicipal de Natal para os interiores do RN pode aumentar até 40% este ano.

De acordo com as empresas, os destinos mais procurados deverão ser Caicó, Alexandria, Macau e Tibau do Sul. A procura pelos destinos potiguares também beneficia o setor hoteleiro, que, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), esse ano espera atingir de 75% a 80% de ocupação no período carnavalesco. “Isso significa dizer que muitos hotéis, principalmente os pequenos hotéis e pousadas, estarão quase todos ocupados. Provavelmente os grandes hotéis estarão com 80%/90% de ocupação. É uma média muito boa para o Carnaval”, explicou o presidente Abdon Gosson.

A expectativa do setor, ainda de acordo com Abdon, é de um crescimento contínuo ao longo  do ano. “Para um momento de recuperação desse setor, que tanto sofreu ao longo da pandemia, isso é muito bom. São bons números e esperamos que isso continue nos próximos meses, na Semana Santa e em outros feriados”, desejou o presidente da ABIH.

Expectativa do comércio

A retomada das festividades tem animado o comércio potiguar. Uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio RN aponta que 62% dos natalenses gastarão, em média, R$ 315,74 reais durante os quatro dias de Carnaval. O estudo ainda mostrou que 46% dos entrevistados vão gastar mais esse ano do que no ano passado com a festa. A maior disposição dos consumidores em gastar vem sendo sentida pelo comerciante Eriberto Aquino. Ele está vendendo fantasias e artigos de Carnaval em uma barraquinha de rua em Lagoa Nova, zona Sul de Natal. Ele diz que as vendas já superaram as de 2022. “A gente sabe que, no final, dá estouro”, brincou o vendedor.