Pular para o conteúdo principal

Passeio simbólico de crianças e categoria Liberdade marcam último dia de Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado

O último dia de competição da 70ª edição da Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado, neste domingo (22), foi marcado pela abertura de um passeio simbólico de crianças por um trecho de 100 metros e pela criação da categoria Liberdade, que visa homenagear Mossoró e celebrar os festejos da liberdade.
O secretário de Esporte e Lazer Aldo Gondim explicou que inserir as crianças na prova, mesmo que seja de forma simbólica, é uma iniciativa que pode estimulá-los a prática do esporte. “O nosso objetivo é estimular a prática de esportes nas crianças, para que elas cresçam tendo gosto pela atividade física. É uma forma também de mostrar que a prova ciclística tem espaço para todos os públicos.”, disse Aldo.
Iadja Linhares ao lado esposo Bruno Souza e dos trigêmeos Vitória Linhares, Heitor Linhares e Cecília Linhares na Avenida Rio Branco após passeio simbólico.
A pedagoga Iadja linhares, de 36 anos, trouxe seus trigêmeos para participarem do passeio simbólico. “Meus filhos ficaram na maior ansiedade em casa antes de vir para cá. Essa iniciativa da Prefeitura está sendo muito significativa para os meus filhos.”, destacou Iadja.
Em alusão ao mês da liberdade em Mossoró, a Secretaria de Esporte e Lazer criou a categoria Liberdade, com 85 inscritos, que não conta ponto para a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), mas que busca homenagear a cidade pelos fatos históricos da libertação dos escravos antes da Lei Áurea e o primeiro voto feminino da América do Sul de Celina Guimarães. A prova teve 60 minutos de duração por um percurso de 1.85km mais duas voltas em torno de um trecho do Corredor Cultural.
Neste domingo também houve a realização da categoria Elite Feminino mostrando que a 70ª edição da Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado é democrática e inclusiva. A segunda colocada na prova, Katia Kaliny, natural de Currais Novos (RN), parabenizou a Prefeitura por ter esse olhar especial para as mulheres. “Eu achei uma prova top. É a primeira vez que eu participei e me sinto muito feliz por estar em uma prova que é uma das mais antigas do país. A organização está parabéns por ter esse olhar para com as mulheres. Essa iniciativa estimula outras mulheres a também participarem.”, comentou Katia.
A prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada do vereador Professor Francisco Carlos, participou do último dia de realização de provas e voltou a reforçar que vai dobrar a premiação para o próximo ano. “Essa prova é um orgulho para nós mossoroenses, que é a segunda prova mais antiga do Brasil. Ela tem que cada vez mais crescer e se fortalecer. O professor Aldo deve começar desde já, junto de sua equipe, para preparar a do próximo ano. Como disse ontem, eu garanto que a premiação vai dobrar. e nós vamos fazer uma festa ainda maior para o ciclismo Mossoroense. Viva a nossa corrida Dix-sept Rosado.”, afirmou a prefeita.
Por voltas das 12h, céu aberto, Mossoró fazendo 35 graus, os competidores se preparam para receber seus troféus na Estação das Artes Elizeu Ventania. Confira como foi a entrega da premiação.