Pular para o conteúdo principal

Ronda Cidadã duplica efetivo policial no Planalto e leva ações integradas a 73 mil pessoas


  O Governo do Estado instalou nesta terça-feira (01) o programa Ronda Cidadã no bairro Planalto, zona oeste de Natal, onde residem 73 mil pessoas numa das áreas com maior índice de violência da capital.
O Ronda Cidadã amplia o efetivo policial e leva ações de Governo nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte. “Estamos trazendo o Governo para as comunidades, para quem mais precisa. Com o Ronda Cidadã iniciamos uma nova metodologia de enfrentamento à violência, associando a ação policial a programas sociais que atendem as necessidades da população”, afirmou o governador Robinson Faria.
No bairro Planalto e nas localidades do Guarapes, Pitimbu, Bancários e Sanvale o Ronda Cidadã amplia a presença da Polícia Militar de duas viaturas e 60 policiais para nove viaturas e 112 policiais. Também foi instalada uma base móvel que agilizará o atendimento das ocorrências num tempo de até 3 minutos após acionada. No campo de ação da Polícia Civil o Ronda Cidadã também disponibiliza uma viatura especificamente para aquela área.
O Governo do Estado também fez a entrega de equipamentos como capacetes, coletes balísticos, fuzis e pistolas de choque adquiridos em parceria com o Governo Federal. “O Governo está investindo para combater as injustiças, as desigualdades sociais, o Ronda Cidadã leva a estrutura do Governo para as comunidades, melhorando a segurança e oferecendo serviços a quem mais precisa. Aqui vamos melhorar a segurança dos trabalhadores, dos estudantes, das famílias, dos comerciantes”, enfatizou Robinson Faria.
O ato de instalação do Ronda Cidadã no bairro Planalto aconteceu na rua Miramangue e contou com exposição de equipamentos utilizados pela Polícia Militar, apresentações culturais organizadas pela Fundação José Augusto e de grupos comunitários de capoeira e hip hop e contou com a presença de líderes comunitários, dos secretários de Estado da Habitação, Trabalho e Assistência Social (SETHAS) Julianne Faria, do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, da Segurança e Defesa Social (SESED) Kalina Leite, da Comunicação, Juliska Azevedo, da Juventude, Divaneide Basílio, da Mulher, Tereza Freire, das Relações Institucionais, Hudson Brito, da Infraestrutura, Jáder Torres, do secretário adjunto de Esportes, Canindé Freitas, do comandante da Polícia Militar, coronel Angelo Dantas, do deputado federal Antonio Jácome, e dos vereadores em Natal, Fernando Lucena, Cabo Jeoás Santos, Aquino Neto.
O bairro Planalto é a segunda área da capital a receber o Ronda Cidadã. A primeira reúne os bairros de Areia Preta, Petrópolis e Mãe Luíza com efetivo composto por 112 policiais militares, oito viaturas, três motocicletas, uma base móvel e seis duplas policiais que atuam diariamente no policiamento a pé de bicicleta, beneficiando 30 mil pessoas.