Pular para o conteúdo principal

FLORÂNIA: Prefeitura e Governo do Estado entregam obra do Abatedouro Januncio Evangelista de Araújo


Na tarde desta quinta-feira (27), o Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RN, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florânia, entregou a obra de construção da Unidade de Processamento de Carne no município de Florânia.

O marchante Januncio Evangelista de Araújo (in memoriam) foi homenageado. O abatedouro está localizado na BR 226. Participaram do evento a prefeita Marcia Rejane Guedes Cunha Nobre, a família homenageada composta pelo ex-prefeito Júnior de Januncio, sua mãe Madalena e demais familiares, vereadores, secretários municipais e o gestor regional da Emater-RN, Geraldo Mozart.


Após ser inaugurada, a unidade terá capacidade para receber até 30 animais por dia entre bovinos, ovinos e caprinos. A carne processada seguirá todas as normas de higiene, garantindo maior segurança alimentar aos consumidores, utilizando novas tecnologias no processamento de carnes, que beneficiará diversos pecuaristas, produtores e comerciantes da região.

O equipamento possui área administrativa, abatedouro, área de produção, câmara frigorífica, conjunto de equipamentos para processamento de carnes, banheiros, vestuário, bloco com compressor e caldeira, área de curral e uma lagoa de efluentes, que serve como pré-tratamento do esgoto, da água que é utilizada no abatedouro, vala de infiltração para efluentes tratados e currais.

A obra é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado, por meio da Emater-RN, e Governo Federal através da Secretária Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – Sead, e a prefeitura municipal.

A gestão dos abatedouros é compartilhada com as prefeituras, por meio de acordo de cooperação técnica entre os órgãos.

De acordo com a diretora geral da Emater-RN, Cátia Lopes, “o abatedouro irá impulsionar o mercado de carne na região e no Estado, valorizando o produtor local e gerando renda. Haverá treinamentos com as equipes que irão trabalhar na nova unidade para garantir a qualidade dos alimentos.”