Pular para o conteúdo principal

Federação partidária caminha para apoiar Rosalba Ciarlini em Mossoró (RN)

 

A Federação Brasil da Esperança, em Mossoró, está ampliando a discursão sobre a formação de nominata à Câmara Municipal nas eleições deste ano. No domingo, 25, os três partidos que formam a federação reuniram dirigentes e pré-candidatos filiados ao PT, PCdoB e PV, quando encaminharam o processo de construção da chapa.

O debate sobre a disputa proporcional, que é a prioridade do momento, sugere que a federação admite abrir mão da pré-candidatura da deputada Isolda Dantas (PT) à Prefeitura de Mossoró em nome de uma frente ampla de oposição. Isolda, que liderou a reunião, já admitiu que o seu nome foi colocado pelo PT para dialogar com todos os outros partidos de oposição, e que uma candidatura à sucessão municipal é uma possibilidade, mas não uma certeza.

Dentro do próprio PT há um entendimento de que a federação partidária deve apoiar um nome competitivo para enfrentar o prefeito e candidato à reeleição Allyson Bezerra (União Brasil). Esse nome é o da ex-prefeita, ex-governadora e ex-senadora Rosalba Ciarlini (Progressistas). O PCdoB, que lançou a ideia de uma frente ampla de oposição, ainda em 2023, é a favor de Rosalba encabeçar a chapa de oposição.

A aproximação da ex-prefeita com os partidos que formam a federação Brasil da Esperança ficou clara há poucos dias, quando ela foi convidada pela governadora Fátima Bezerra (PT) para acompanhar a agenda do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em Mossoró. Rosalba circulou acompanhada de Fátima e da deputada Isolda.

Rosalba Ciarlini ainda não afirmou, de público, que disputará a Prefeitura de Mossoró nas eleições deste ano, mas se colocou à disposição para representar o projeto de oposição. “Meu nome está à disposição de todos aqueles que desejam um novo projeto para Mossoró”, disse, em entrevista ao jornalista Vonúvio Praxedes.

Outro ponto considerado importante, dentro da federação, é que a resistência que havia ao nome de Rosalba, principalmente dentro do PT, está sendo superada. O discurso, em defesa da união, defende o fortalecimento de uma chapa majoritária para concorrer à Prefeitura com possibilidade de vitória, e que só Rosalba tem esse poderio eleitoral.

Jornal de Fato – César Santos